agora esse problema esta me deixando sem saida =\ preciso resolver logo esse trem pois se não for possivel realizar esse processo nao vou poder usar o pfsense lah na minha empresa =\
acho q estou errando por não ter a teoria e nao saber como funciona o ospfd
gabriel.franca,
Aparentemente trata-se mesmo de um problema conceitual na configuração. Afinal, não há nada de extraordinário em se configurar rotas fixas no pfSense (mesmo precisando atingir alvos na VPN).
Se realmente trata-se de um fator decisório pra você deixar a ferramenta operando na sua empresa e, se isso está impactando no dia-a-dia do negócio, sugiro que você contacte o próprio
marcelloc em pvt e acerte com ele uma consultoria.
Em cenários críticos e em produção, as vezes uma consultoria assertiva (que certamente será, no caso do marcelloc) é mais negócio do que ficar na "tentativa e erro". Enfim, é apenas uma sugestão (não ganho comissão sobre as consultorias do marcelloc, que fique claro!)
Nota Off-topic: Existem várias outras empresas (pessoas jurídicas) que prestam suporte profissional no pfSense. Dentre elas, posso citar a própria ConexTI (empresa na qual sou responsável técnico), a NextSense do amigo johnnybe e a empresa do LFCavalcanti (se não me falha a memória - não tenho certeza). Mas talvez, no seu caso, o marcelloc resolva a questão em minutos e de forma certeira!
Abraços!
Jack