Netgate SG-1000 microFirewall

Author Topic: pfsense + vlan + switch HP v1910  (Read 159 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline villani

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
pfsense + vlan + switch HP v1910
« on: January 03, 2018, 05:58:35 am »
Bom dia,

Criei em meu pfsense varias VLANs com subrede diferentes para cada departamento, já busquei aqui no forum algumas dicas, mas não consegui fazer o pfsense entregar IP via dhcp.

Assim, no meu pfsense criei uma interface LAGGs com duas placa de rede, ai criei as VLAN em cima dessa interface, em seguida ativei e configurei IP para cada VLAN, e ativei o dhcp para uma VLAN para iniciar os testes.

Por exemplo, em uma VLAN criei com a TAG 22, e criei a mesma no switch, já configurei a porta que vai do pfsense para o switch como trunk, ou como access, setei como untagged e tagged, a porta que vai para o desktop também fiz das varias alternativas.

Alguma dica de como realmente tem que ser a configuração, acredito que seja algum detalhe.

Obrigado.
« Last Edit: January 03, 2018, 06:50:23 am by villani »

Offline leo_pfsense

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
Re: pfsense + vlan + switch HP v1910
« Reply #1 on: January 03, 2018, 11:55:16 am »
Boa tarde, fiz um esboço que pode lhe servir de exemplo. Abraços

Offline villani

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
« Reply #2 on: January 03, 2018, 01:21:54 pm »
Boa tarde,

Obrigado pelo retorno. A lógica que eu segui foi igual o seu esboço, de qualquer forma deixei igual, mesmo assim não funcionou. Após isso exclui todas minhas VLANs, e a interface LAGGs, e criei uma VLAN em cima de uma interface de rede, com isso funcionou, a estação conseguiu pegar ip do dhcp do pfsense, conclui que as VLAN estão funcionando corretamente.

A intenção de u criar a interface LAGGs seria criar uma interface bond, usar duas interface. Pergunto, tem algum detalhe para funcionar VLAN com interface LAGGs, ou qual seria a melhor dica para criar uma interface bond, para distribuir o tráfego em duas interface?.

Offline leo_pfsense

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
« Reply #3 on: January 04, 2018, 03:58:15 am »
Blz.. Não sei dizer, não tenho experiência com esse recurso... Não precisa ser configurado algo no switch, como o protocolo LACP?

Offline villani

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
« Reply #4 on: January 04, 2018, 10:51:41 am »
Boa tarde,

Consegui fazer funcionar, fiz a configuração no switch do LACP, as rede estão comunicando na VLAN via interface LAGGs.

Obrigado pela ajuda.
« Last Edit: January 04, 2018, 12:28:04 pm by villani »

Offline leo_pfsense

• Jr. Member
  • **
    • View Profile
« Reply #5 on: January 04, 2018, 11:55:22 am »
Ótimo, fico feliz que vc tenha conseguido.

Abs